sábado, 12 de março de 2011

Rotary mantém curso de informática e alfabetização de adultos em bairros descalvadenses


Conforme já divulgado inúmeras vezes na Coluna Rotária, todos os meses o trabalho de nosso Clube de Serviços é pautado por um tema, que norteia as atividades e reflexões. Março está começando e não seria diferente, já que este é considerado o “Mês de Educação”.
Vale lembrar que, por isso, os Rotarys de todo o mundo promovem iniciativas em prol da alfabetização e educação em suas comunidades. “É um compromisso de RC melhorar a educação mundial”, explica o Presidente da unidade descalvadense, Leandro Maurício Mazaro.
Observando, é possível encontrar exemplos de ações em tudo o mundo, como o Projeto “Adote Uma Escola”, no qual o RC Filipinas doa livros didáticos a escolas carentes ou o RC Colima, no México, que instalou laboratórios de informática em escolas da zona rural.
Mas o mais conhecido projeto nesta área é o Lighthouse, que surgiu na Tailândia na década de 80 e se expandiu para vários países, inclusive o Brasil. Em Descalvado, ele já existe há vários anos e funciona no Jardim Albertina.
Em resumo, o Lighthouse visa prover alfabetização básica para milhares de pessoas em um ritmo acelerado. Voltado para adultos, os ensina a ler e escrever e, por conseguinte, exercerem a plena cidadania.
As ações de Descalvado têm ido além e o Clube descalvadense mantém também aulas de informática no Bairro Santa Cruz. “Nosso clube têm trabalhado e, com certeza, conseguimos fazer um trabalho à altura de diversos outros RC do mundo no que se refere ao cuidado com a educação. A mudança provocada na vida destas pessoas que atendemos é gratificante e quase indescritível”, conclui Maurício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário