
Neste sábado, mães e pais mais uma vez devem estar atentos: durante todo o dia o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2011.
Vale lembrar que, no último dia 18 de junho as crianças menores de cinco anos receberam a primeira dose. Para que a imunização seja efetiva é necessário o reforço.
Portanto, não esqueça! Procure uma das Unidades de Saúde descalvadenses – Postos na região central ou nos bairros - e leve seu filho para receber a gotinha que é capaz de salvar vidas.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Em geral, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite.
No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação. A doença ainda é comum em alguns países africanos e asiáticos.
O Rotary Club apóia as campanhas de combate à pólio ao redor de todo o mundo, seja a partir de ações educativas ou de investimentos. São anos de dedicação em busca da erradicação da doença.
Como é comum, os rotarianos descalvadenses trabalharam na divulgação, para que o público-alvo efetivamente receba a vacina e hoje, ao longo do dia, deverão percorrer as unidades de saúde locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário