As crianças menores de cinco anos têm um compromisso importante neste dia 12 de junho. Nessa data o Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, realiza a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.
O slogan desse ano faz referência aos jogos da Copa do Mundo de Futebol: “Vacinou. É gol!”. É de extrema relevância que os pais levem seus filhos a uma das unidades de saúde descalvadenses, que estarão funcionando durante todo o dia.
Como em todos os anos, o Rotary apóia as ações. A participação se justifica pela grande campanha de erradicação da poliomielite que a organização tem desenvolvido mundialmente desde 1985.
Por meio do programa Pólio Plus, estabelecido no referido ano, um milhão e duzentos mil rotarianos ao redor de todo o mundo têm dedicado tempo e recursos pessoais que ajudaram a imunizar mais de dois bilhões de crianças em 122 países. A organização já contribuiu com pelo menos US$700 milhões nestas ações.
Marco histórico - O Dia Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil foi criado em 1980 com o objetivo de imunizar toda a população infantil. A ação intensiva para combate à doença tem dado resultados, tanto que o último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989, no município de Souza, na Paraíba. Desde setembro de 1994, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) conferiu o certificado de erradicação do poliovírus selvagem nas Américas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário